Fluxo de caixa, essa é a palavra chave para responder esta pergunta. Esta ferramenta permite organizar e gerenciar de forma correta e precisa todas as movimentações financeiras que ocorreram ou que ainda vão acontecer no seu negócio dentro de um período de dias, semanas, meses e até anos.
De forma mais simples, o fluxo de caixa registra todos os movimentos de entrada e saída de dinheiro no caixa da empresa, o que torna muito mais fácil prever se haverá dinheiro em caixa ou não futuramente, para que seja possível realizar novos investimentos de forma segura, ou simplesmente ter a certeza que conseguirá realizar o pagamento de contas.
E, dependendo da quantidade de entradas e saídas que uma empresa possui na sua operação, fazer este controle de forma manual, no papel, ou no Excel, por exemplo, pode ser tornar muito trabalhoso e passível de erros, o que geraria informações incorretas para o administrador da empresa.
O ideal é utilizar um sistema de gestão, como o Connect Store, o Controle Na Mão, ou o SWFAST, para automatizar as informações de gastos e recebimentos, gerando de forma simples e rápida todos os relatórios de controle necessários para a administração desses itens, garantindo, além de um bom controle, respostas e dados corretos, atuais e apurados para as tomadas de decisão.